Conceito Propriedade Intelectual - Marcas e Patentes

Captcha
43 3324-4400
RUA DA LAPA, 433 - LONDRINA-PR

Apple é processada devido ao sistema de câmera dupla dos iPhones 7 Plus e 8 Plus

Se existe algo que acontece muito recorrentemente pra Apple é o surgimento de processos contra ela. Desta vez, o MacRumors noticiou que uma fabricante israelense de câmeras duplas para smartphones chamada Corephotonics entrou em uma disputa contra a Maçã, alegando infração de patentes nas câmeras dos iPhones 7 Plus e 8 Plus.

A Corephotonics, criada em 2012, se descreve como “pioneira e líder mundial no mercado de tecnologias de câmera dupla para dispositivos móveis”, tendo sido a primeira empresa a projetar, desenvolver e comercializar uma “câmera dupla com zoom de próxima geração uniformemente superior”.

Suas patentes foram registradas no U.S. Patent and Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) em 2013 e se referem às tecnologias de câmeras duplas próprias para smartphones, incluindo zoom óptico e uma mini-montagem de lente teleobjetiva.

No processo, a empresa alega que os dois modelos de iPhones copiam o seu design de teleobjetiva, o método utilizado para o zoom óptico e um recurso para a fusão inteligente de imagens das duas lentes para melhorar a qualidade da imagem. Além disso, afirmam que chegaram a entrar em contato com a Apple:

"Em um dos seus primeiros atos como empresa, a Corephotonics entrou em contato com a Apple na esperança de estabelecer uma parceria estratégica. A Corephotonics recebeu muitos relatos encorajadores e comentários positivos da Apple sobre sua tecnologia, mas as partes nunca fecharam um acordo de licença em relação a ela."

De frente a essas acusações, vale lembrar que a Apple adquiriu outra empresa de câmeras israelenses, a LinX Imaging, em 2015. Esta se especializou na mesma área que a Corephotonics e foi provavelmente por ela que a Maçã conseguiu incorporar em seus dispositivos as tecnologias das câmeras.

O curioso é que mesmo o iPhone X tendo também o esquema de câmeras duplas, ele ficou fora dessa brincadeira. A razão para tal ausência pode estar no fato de que ele acabou de ser lançado e, portanto, não estava ainda na mira da empresa israelense.

Com o processo, a Corephotonics busca receber um reparação dos danos causados — a serem provados em audiência — e, além disso, uma ordem judicial para coibir a prática danosa.

Por Priscila Klopper

Fonte: https://macmagazine.com.br/2017/11/07/apple-e-processada-por-sistema-de-camera-dupla-dos-iphones-7-plus-e-8-plus/


br class="clear">